Quatro dicas fanfarronas e uma séria para a eleição

Hoje começa a propaganda política! Êeeeee! A-DO-ROOOO! :D :D :D

Vamos às dicas:

1) Se você quiser estar no time vencedor: procure pelo melhor cabelo. Ele quase sempre ganha, se coisas emocionais não estiverem envolvidas. Se a disputa estiver uma coisa muito emocional e louca na sua cidade, tipo dois anos atrás, procure aquele que estiver causando a maior comoção.

2) Se você tem uma quedinha pelos ‘frascos e comprimidos’ (todo mundo passa por essa fase! Eu já votei no PSTU várias vezes. Não tenha vergonha! É um estilo de voto tão legítimo quando qualquer outro): fique de olho naqueles comerciais mais curtos. Ali está o seu candidato. Vá no mais exótico. Ou naquele que te der mais pena.

3) Sobre fazer aquela coisa fictícia (“Pesquise os candidatos”. “Leia o programa de governo”. “Analise as propostas”): Na boa? Isso dá muito trabalho e pouco retorno. Esteja ciente de que na hora de votar nada disso será considerado. Você pode ler tudo de todos os candidatos, botar a sua caixola para analisar os “fatos” racionalmente, mas tudo será ignorado na hora de tomar a decisão final. Não é o seu cérebro que vota; é o seu fígado, suas vísceras, seu dedo, seu útero, seu esôfago, sua córnea, qualquer outra parte do corpo, enfim. Mas não o cérebro. Lembre-se: fatos não importam.

4) Não quer se amofinar? Não vote. Vai lá, paga a multa e pronto. Ou, se você gosta de passear, anule. Ou aperte EM BRANCO (sempre achei esse botão hilário!).

**Atenção: Minha dica final é séria. É um tanto polêmica, mas não estou nem aí. É a mais efetiva. Se 80% das pessoas fizessem isso, a eleição seria um processo menos maluco. O problema é que as pessoas fazem justamente o oposto: votam PARA CONTRARIAR sei-lá-quem. Votam só-de-raiva. Votam para causar. Votam em pânico. Votam com a galera/grupo de zap. Votam em quem pagar um sanduíche. Votam em quem prometer vantagens. Minha dica é JUSTAMENTE O CONTRÁRIO DISSO.**

5) Terceirize o voto. Escolha alguém de sua confiança e pergunte: em quem devo votar? Esse alguém deve ser sensato, que você admira e com quem tem certa afinidade em termos de valores e crenças. Vote em quem essa pessoa sugerir e pronto.

Por que digo que terceirizar o voto é O CONTRÁRIO de votar em quem “a galera/o zap” decidiu? Bom, porque votar com a galera implica em você ter ACHADO que decidiu junto com um monte de gente. Não é esse o meu conselho. Também não estou dizendo para você encontrar um guru na internet (hehehe! <3 <3 <3 ) e votar em quem ele apoiar.

Vou repetir aqui: a ideia é você NÃO ESCOLHER O CANDIDATO.

É terceirizar o voto escolhendo ALGUÉM DE CONFIANÇA para te sugerir um nome. Alguém com quem você tem uma relação pessoal boa e *te conhece*. Alguém que você também conhece e que você admira, que tem a cabeça parecida com você. Alguém que você acha que seria melhor que você nisso. That’s it.

Deixar que alguém mais apto tome essa decisão é a melhor forma de votar e não fazer merda.

Muitas pessoas perguntam, sim, para os outros em quem votar: ao padre, pastor, instituição, professor, ONG. Tem gente que vota no amigo. Tem amigo que vira pra você e fala: ‘pô, vota no meu primo’. Tem gente que segue o sindicato da sua categoria. NÃO É ISSO QUE ESTOU FALANDO.

A terceirização do voto requer que você se esforce para escolher a PESSOA DE CONFIANÇA que será responsável por isso. Isso é fundamental. Deve existir uma relação pessoal entre vocês, mas evite amigo. Em geral essa pessoa é parecida com você, mas raramente é como um mentor. A ideia é escolher alguém MELHOR que você nisso.

E desconfie muito daquele seu amigão engajado demais em alguma coisa. Esse aí dificilmente é capaz de tomar uma decisão razoável que não envolva crenças irracionais enraizadas dentro dele. Eu falei que a pessoa de confiança que você escolher deve ser SENSATA. Quem é muito engajado/militante/partidário de algum lado pode ser sensato em outros aspectos, mas não será nada sensato ao escolher um candidato.

A chave é a SENSATEZ. Procure por isso na sua pessoa de confiança e nunca mais se estresse em eleição :)

Comentários encerrados.